sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Capacidade e Competência

Imagine-se conversando com uma lagarta que empreende esforços na ânsia de alcançar o topo de uma árvore pelo cumprimento de “sua missão existencial”. Se perguntada sobre a razão de sua obstinação em alcançar um determinado galho da árvore, o que será que responderia a lagarta?

Será que se lhe disséssemos que todo o seu empreendimento valerá a pena porque deixará de ser um ser rastejante para se tornar uma borboleta e que fará esse mesmo percurso ao topo da árvore num tempo menor, ela acreditaria? Será que acreditaria que o seu corpo pesado e lento será substituído por um corpo esguio de roupagem leve e colorida? Será a lagarta consciente de sua missão e de seu futuro?

Utilizo a história de vida de uma lagarta para propor uma reflexão sobre àquilo que ainda não sabemos em relação as nossas competências. Penso que a competência se diferencia da capacidade por entender que a capacidade é a semente – inerente a todos os seres humanos, e a competência é a germinação da semente, o desvelamento da capacidade – alcançada apenas por alguns indivíduos.

Assim, podemos buscar em nossa história de vida exemplos e situações em que as coisas não faziam muito sentido, não pareciam se encaixar e davam a idéia de um momento “sem saída”. Comumente nos damos conta, depois de certo tempo, que como uma peça avulsa de um quebra-cabeça que aparentemente não se encaixa, tem de fato o seu espaço e compõe um conjunto, dando sentido ao todo.

Portanto, converse com suas partes lagarta – que ainda não descobriram sua porção borboleta, e diga que o empreendimento de agora, por vezes angustiante e sem sentido, faz parte de sua auto-descoberta e conseqüente auto-conhecimento, de uma missão maior que ainda se mostra na forma rastejante e penosa. Ainda é necessário vivenciá-la para que em breve se transforme, para que veja o mundo sob uma perspectiva absolutamente diferente, para que sobrevoe a copa da árvore que hoje escala, visitando suas flores, replicando a vida.

Por Paulo Madjarof Filho

12 comentários:

  1. Paulinho,

    Mais um texto lindo e de profunda reflexão.

    Adorei.

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  2. saudações
    querido
    amigo
    rss

    agora
    é
    sério

    post
    excelente

    estou fazendo analise contigo
    on line

    bou falar pro meu de vc
    bjs

    ResponderExcluir
  3. É como estou me sentindo agora, como a lagarta. Bela reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Paulo,

    Mais um belo texto que nos presenteia
    para reflectir, parabéns meu amigo!

    Abraço,

    FrancK

    ResponderExcluir
  5. Capacidade é aptidão nata do ser humano, mas se não usarmos esse talento com boa vontade e determinação, jamais adquiriremos a competência para exercer o mandato ao qual nos auto elegemos para um determinado fim.
    Penso que é isto...
    Esse texto me deu o que pensar.
    Parabéns!
    João

    ResponderExcluir
  6. PAULO:

    Acabei de votar lá no DIHITT, mas gosto mesmo é DE COMENTAR NO BLOG, E QUE COMENTEM TAMBEM NO MEU .... hehehehehe

    Blog é feito para isso, sempre afirmo e reafirmo, bato e rebato em cima dessa premissa ...

    BLOG é feito para ser comentado .... Mas que raios ... !!!

    ..... risos ...

    Já o estou seguindo também, e favoritei.

    Uma coisa que quero que VOCE e todos, TULIPA DOURADA, Denize, etc... se puderem é claro, pediria-lhes a gentileza do seguinte:

    Como se faz para fazer um LOGO .. ??

    Este código, tipo selo, em que se coloca em nosso Blog, os que voce tem para que EU possa coloca-lo no meu, o de voces, e para que voces o coloquem no vosso.

    Este aqui, no caso deste BLOG DO PAULO, vejam:

    UNIVERSO PSI

    href="http://universopsihipnose.blogspot.com/" target="_blank" title="Universo Psi - Hipnose e Psicoterapia" ...... e CONTINUA ....

    Não aceita, o sistema, coloca-lo aqui ....

    COMO SE FAZ ISSO .. ??

    Alguem pode me ajudar ??

    PAULO, excelente BLOG, excelente Post, por favor se puder ajudar-me a como fazer um LOGO e este código, como faze-lo, onde coloca-lo, agradeço eternamente.

    Abraços fraternos.

    Luiz Gnz

    ResponderExcluir
  7. Paulinho, sinto muito (kkkkk) lhe comunicar que eu já sabia o quanto é bom ser lagarta e sair se rastejando... olha, eu sempre tento subir, nunca desisto, tenho medo sim, mas arranco os cabelos depois... e sonho sair voando... para muito longe mesmo. Eu tenho um post de uma história infantil que se chama O Bosque Encantado. Fala de uma borboleta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Acho que sou a própria lagarta nesse momento de minha vida. Esse post abriu minha cabeça maluca para algumas reflexões.
    Excelente post. Parabéns.
    Ah! Obrigado por seguir meu blog. Onde estão seus feeds? Gostaria de assiná-los, para poder receber suas atualizações.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Paulo

    O tema e abordagem deste post o tornam uma ferramenta, de muita utilidade, para desenvolver autoconhecimento, muito mais no que diz respeito às potencialidades de cada indivíduo. Quando conseguimos entender que temos potencialidades, ou seja, capacidades em estado potencial e que podemos torná-las efetivas, ou seja, transformá-las em competências, a consequência pode ser um aumento de autoconfiança e de autoestima. Isso facilita muito o caminho que temos que percorrer.

    Este seu trabalho, o post, é uma contribuição para o bem comum. Entendo que este tipo de ação, a contribuição para o bem comum, deve ser valorizada. Eu valorizo.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  10. Saudações!
    Amigo Paulo,
    O seu texto é excelente nos transportando ao eu interior.
    A reflexão de ser o primeiro passe antes de se tomar qualquer posição!
    Parabéns pela extraordinária narrativa!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  11. Parece-me que a grande maioria dos nossos empreendimentos passa por uma fase confusa e obstinada, onde o que importa mesmo é andar, andar, embora não saibamos bem porquê. Mas importa trabalhar, insistir até que as peças do puzzle comecem a encaixar e o tema comece a fazer sentido.

    Esta história faz-me lembrar a demonstração de um teorema. Pegas na Hipótese e trabalhas, trabalhas, às tantas perdes até o sentido do raciocínio, mas continuas, porque tens a certeza que não erraste nenhum sinal. E continuas sem perceber onde vais parar, mas continuas. Finalmente consegues visualizar a tua Tese e então tudo fica claro e simples.

    Muito boa a tua proposta!

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  12. Lírica Poesia... Parabéns pelo(s) texto(s), poesia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Divulgue Esta Página Para Seus Amigos