domingo, 3 de outubro de 2010

Hipnose e a Disfunção Erétil

Hipnose e a Disfunção Erétil

Descartado os aspectos de etiologia orgânica, que nos casos das disfunções sexuais representam a menor parcela dos casos, as disfunções sexuais masculinas, em especial a disfunção erétil, é a razão de grande sofrimento para muitos homens, desencadeando baixa auto-estima, depressão, apatia, e outras desordens psicoemocionais. Trata-se de um distúrbio que afeta indiscriminadamente homens de diferentes faixas etárias (cerca de 5% da população mundial até 40 anos).

Antes de mais nada, quero ressaltar que episódios de falha na ereção é tido pelos especialistas como algo natural, não caracterizando necessariamente uma disfunção patológica. O problema é que esses episódios quase sempre geram um desconforto e uma preocupação, que de tão exagerada, pode favorecer novos episódios, ai sim, conduzindo para um problema mais sério.

Pelo fato da sexualidade ainda ser cercada de tantos tabus, a impotência está culturalmente ligada à força do homem, sendo muitas vezes o rebaixamento da potencia representado como enfraquecimento. Ainda sob a influencia cultural e às novas exigências, cresce o apelo ao desempenho como símbolo de masculinidade. Pílulas para aumento da potencia são usadas indiscriminadamente, como recurso reforçador de desempenho para o chamado – e esperado – “bom de cama”. Em grande parte esta exigência é muito mais do homem do que da mulher, que, a despeito da crença masculina, valoriza e considera o carinho como elemento essencial do bom relacionamento.

A tensão excessiva e a preocupação com o desempenho e a avaliação do mesmo pela parceira, são as causas comumente apontadas nos casos de disfunção erétil. Relatos de casos mostram que isso não ocorre na masturbação pela evocação da imagem da pessoa desejada ou mesmo pela estimulação através de imagens eróticas. Também não acontecem nas ereções involuntárias, como a ereção noturna. Invariavelmente essas ocorrências estão associadas a imagens negativas em relação a si próprio e a parceira, por experiências vividas ou imaginadas.

A contribuição da psicoterapia com recursos de hipnose nas disfunções sexuais está justamente na construção de uma representação mais positiva da experiência sexual, reduzindo a expectativa sobre a performance e valorizando o envolvimento como um todo. Utiliza-se recursos para uma nova resposta a partir da leitura adequada e real da experiência que faz gerar tensão. Emprega-se por esse recurso a representação mental positiva como a utilização de todos os sentidos presentes na experiência sexual, reduzindo a insegurança e o medo do fracasso.

De fato sabemos que os problemas de ordem sexual em grande parte originam-se no plano mental e na crença negativa e autolimitante. A mudança desse padrão através da hipnose conduz para resposta adequada/desejável e o equilíbrio sexual, como a auto-aceitação e a adequação da realidade.

Psicólogo Clínico e Mestre em Psicologia da Saúde com Dissertação sobre Hipnose.
Clínica com atendimento em São Paulo e em São Bernardo do Campo.
Clique aqui e envie um e-mail para maiores informações.

8 comentários:

  1. Paulão,

    Fiquei feliz por ter voltado a atualizar o seu Blog, pois sabemos que suas matérias são de grande ajuda para muitas pessoas.

    Valeu cunhadão!

    Abraços.

    Roni.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    que coisa boa, você de volta!
    Foi uma das primeiras pessoas que conheci no diHITT, através da Rosana, e você também foi um dos primeiros seguidores do meu blog e vice-versa.

    Vai nos agraciar novamente com seus maravilhosos posts sobre hipnose.

    Que bom! Feliz regresso! E até mais!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A hipnose ajudou muito um amigo em estado de depressão, ele superou. Entao acredito que tal terapia sirva para vários problemas que não são resolvidos com medicamentos.

    ResponderExcluir
  4. Ôi Sissym, o pessoal aí em cima comentou vários assuntos menos o postado, kkk, mas acredito que muitos fatores contribuem para essa função que é de muita responsabilidade, justamente por isso, às vezes acontece o indesejado.

    ResponderExcluir
  5. A hipnose me ajudou 60% sim, isto é fato. Eu passo por um problema igual, sozinho a ereção ocorre numa boa fica forte igual a um touro.....MAS quando estou com a parceira a preocupação com o desempenho e a avaliação do mesmo pela parceira, desencadeiam uma bagunça mental na hora h e meu pênis falha, fica parecendo um "botao de campanhia".... meu penis some, se esconde eu fico suando e morro de raiva, me sinto mal e sumo tambem... rsrsrsrsrs

    Fiz hipnose (aquela que agente grava sugentões com a propria voz e fica ouvindo antes de dormir), digo que melhorou uns 60%, achei isto muito bom e melhorou bastante a auto-estima..... mas ainda tens vezes que falha, entendeu..... você tem algum tipo de sugestão para meu caso. você conhece outras maneiras de hipnose??? meu e-mail é vamos-nessa2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei não, Paulo, e peço desculpas mas vou aqui dar um palpite de mulher para o seu amigo anônimo!
    Anônimo, se você tem uma parceira constante, que já conhece bem e principalmente que o ame ( e você a ela - ou que se gostem de fato), por que não comenta com ela que gostaria de mudar um pouco as coisas. Tentem "brincar" de sentir o corpo um do outro, como se estivessem a descobrir a sensação que o toque traz a ambos...o prazer de fazer carinho pode ser tão grande quanto o de receber...e peça ajuda a ela, para estes momentos mais sensuais, do que sexuais. Já soube de um caso em que deu certo!
    Às vezes o casal tem que deixar claro que percebe que isto é um problema que pode ser passageiro e causado por uma fase difícil na vida, na idade, no trabalho. É bom pedir ajuda.Se um parceiro não quer ajudar o outro num caso assim,e se consegue se interessar apenas por si, talvez nem seja o parceiro certo para o bom entendimento sexual ( talvez em outros campos...rs...)
    É apenas uma sugestão de uma mulher. Mulheres gostam de ajudar seus amados e não é uma questão de poder, mas até de interesse mútuo.Não é mesmo?
    Abraço, Paulo e anònimo.

    ResponderExcluir
  7. Paulo seja bem vindo! Estou seguindo o seu blog!
    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  8. Eu aqui denovo.... eu fui o rapaz que escreveu logo acima com o apelido de "Anonimo"... e digo que funcionou sim

    O que a mulher com o apelido de "Sou mulher" escreveu tambem é verdade... um bom relacionamento aberto com a parceira ajuda bastante sim

    Mas eu gostaria de ressaltar mais apenas o assunto da hipnose na disfunção eretil... continuo fazendo hipnose as vezes e os resultados são cada vez melhores

    Não a hipnose nao funciona da noite para o dia.... mas com o tempo funciona sim.

    sexualmente digo que meu desempenho melhorou bastante depois da hipnose e concluo que todos somos hipnotizados

    Se algum homem tem dificuldade de ereção (que não seje física) é porque ele esta acreditando nisso... tudo vem do ato de acreditar

    de um tempo pra cá eu tenho percebido que minha ereção melhorou bem e as vezes "as" parceira"s"
    desconfiam que eu tomei algum remedio para ereção, mas nao, é apenas hipnose mesmo, é fato...

    Hipnose é uma coisa muito natural, funciona mesmo.... digo isso por experiencia própria, basta acreditar e ter força de vontade

    O principal é: O homem tem que ter em si uma auto-imagem de homem viril e confiante que as coisas acontecem naturalmente...

    Eu mesmo passei a juventude toda acreditando que era um "brocha".... mas foi tudo mentira (fruto da educação e cultura imposta pela sociedade e familia)... Hoje com hipnose mudei muito a maneira de pensar.... tenho uma auto-imagem firme, de que sou capaz.... e isso só me fez bem.... pra quem já tentou de tudo e ainda nao conseguiu uma boa ereção eu indico fazer hipnose... comigo funcionou sim e minha vida sexual esta muito melhor me sinto bem melhor é fato..... acho que deveriam distribuir para todos os homens, pois muitos nem assumem que tem problemas e vivem a vida toda sem curtir...
    E a maior vantagem de todas é que a hipnose é 100% natural

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Divulgue Esta Página Para Seus Amigos